Meteorologia: Tempo severo deixa várias regiões do Canadá em alerta
Meteorologia: Tempo severo deixa várias regiões do Canadá em alerta
O Canadá foi colocado sob alerta de condições meteorológicas adversas e perigosas no início da segunda semana de dezembro, de acordo com o Environment and Climate Change Canada (ECCC). Os avisos surgiram devido a um sistema de baixa pressão, com uma mistura de chuva gelada e chuviscos gelados.
Newfoundland and Labrador, Ontário e Quebec receberam avisos de queda de neve, vento, chuva congelante e tempestade de inverno, a 9 de dezembro. As previsões alertaram para a possibilidade de rajadas de vento de até 130 quilómetros por hora em algumas zonas costeiras.
A entidade meteorológica também alertou para a possibilidade de queda de até 35 centímetros de neve em algumas áreas do interior ou em altitudes mais elevadas durante a segunda semana de dezembro. Além disso, a Environment Canada emitiu um aviso sobre a possibilidade de acumulação de dois a quatro milímetros de gelo em superfícies como autoestradas e estradas, tornando-as perigosamente escorregadias.
As autoridades anteciparam um pico de tempestades nos dias 9 e 10 de dezembro, segunda e terça-feira, em Newfoundland e Labrador e em Ontário.
No sudeste de Labrador, as previsões de queda de neve intensa, ventos fortes e sopros de neve colocaram a região sob aviso de tempestade de inverno, de acordo com o ECCC.
Na província de Ontário, a sudoeste de Timmins, foi emitido um aviso de viagem devido a uma tempestade de inverno, com neve intensa.Na área da Grande Toronto (GTA), a região de Durham recebeu um aviso de chuva congelante, tendo cancelado o serviço de transporte escolar, na manhã de dia 9.
O Quebec não ficou de fora das condições perigosas na segunda semana de dezembro, com a previsão de que o pior dia seria quarta-feira, 11 de dezembro.
As entidades meteorológicas recomendaram que as pessoas, em todo o Canadá, adiassem os seus planos de viagem, deslocando-se apenas em caso de necessidade máxima. Na Dempster Highway, em Yukon e partes de British Columbia (B.C.) foram registadas condições de nevoeiro perigosas e de visibilidade reduzida na manhã de dia 9.