Greve : Desacordo entre Canada Post e sindicato aumenta
Greve : Desacordo entre Canada Post e sindicato aumenta
O Canada Post e o Sindicato Canadiano dos Trabalhadores dos Correios (CUPW) têm atravessado, no último mês, um longo período de discórdia.
A 11 de dezembro, o Canada Post afirmou que as novas exigências do sindicato são incomportáveis e insustentáveis, alegando que custariam mais de 3 mil milhões de dólares em quatro anos, numa altura em que os serviços postais enfrentam dificuldades financeiras.
O Canada Post também rejeitou outras exigências do sindicato, incluindo a criação de novos postos de trabalho para apoiar a expansão das entregas ao fim de semana.
A declaração foi feita depois de o Canada Post ter afirmado, a 9 de dezembro, que as últimas propostas do sindicato aumentam o fosso entre as duas partes e que, nalguns casos, o sindicato endureceu as suas exigências.
O CUPW rebateu as críticas do Canada Post num boletim dirigido aos seus membros, na noite de 10 de dezembro. O sindicato afirmou que as suas últimas propostas incluíam aumentos salariais inferiores aos anteriormente exigidos, bem como um subsídio de custo de vida e maior segurança no emprego.
Para os trabalhadores do Canada Post, um dos pontos centrais das suas reivindicações, do qual não pretendem prescindir, é a necessidade de maior proteção nos seus contratos, devido ao crescente desgaste físico e mental a que estão sujeitos no exercício do seu trabalho.
Os trabalhadores exigem melhorias em matéria de saúde e segurança, tais como a redução do peso máximo que os empregados são obrigados a levantar ou transportar e a garantia de que a empresa fornece pneus de neve para os veículos. Além disso, pedem medidas para fazer face às alterações climáticas, como a negociação e o desenvolvimento de normas para trabalhar em condições climatéricas e temperaturas extremas.