Economia: Isenção temporária do GST/HST em vigor até 15 de fevereiro
Economia: Isenção temporária do GST/HST em vigor até 15 de fevereiro
A isenção temporária de dois meses do Governo liberal para o Imposto sobre Bens e Serviços (GST) e o Imposto Harmonizado sobre Vendas (HST) começou a 14 de dezembro, reduzindo o custo de alguns bens essenciais para os canadianos.
Nas províncias que fundiram o seu imposto provincial sobre vendas com o GST, como Ontário, onde se aplica o HST, todo o imposto harmonizado será removido no momento da compra. Esta medida estará em vigor até 15 de fevereiro de 2025.
Muitos bens alimentares essenciais, como produtos hortícolas e leite, já estão isentos de impostos ao abrigo das regras da Agência de Receitas do Canadá (CRA). Embora o desagravamento fiscal abranja artigos tributados como bebidas gaseificadas, doces, aperitivos e bebidas alcoólicas, isto poderá significar que as famílias com rendimentos mais elevados sejam as que mais beneficiarão da redução do imposto sobre as vendas.
No entanto, as categorias de produtos elegíveis para o desagravamento do imposto sobre o valor acrescentado têm muitas exclusões, com artigos como alimentos e bebidas de máquinas de venda automática, revistas, vestuário para atividades desportivas e alguns artigos de coleção e brinquedos a não serem abrangidos.
As estimativas do Governo federal sugerem que uma pessoa que gaste 2 mil dólares durante o período de isenção de impostos poderá poupar entre 100 e 300 dólares. A isenção fiscal do imposto custará ao Governo cerca de 6,3 mil milhões de dólares.