Sindicalismo: Canada Post retoma operações contra vontade do Sindicato
Sindicalismo: Canada Post retoma operações contra vontade do Sindicato
Os trabalhadores do Canada Post retomaram as operações a 17 de dezembro, depois de uma greve de um mês de mais de 55 mil trabalhadores dos correios.
No entanto, apesar da retoma das operações, o Canada Post avisou os clientes que poderão contar com atrasos imediatos e no início do novo ano, à medida que vão resolvendo as pendências.
O serviço de correio informou que o primeiro passo consiste em despachar a correspondência e as encomendas presas no sistema desde o início da greve, a 15 de novembro. Os correios informaram ainda que até 19 de dezembro não seriam aceites novas encomendas, nem cartas.
O Conselho de Relações Industriais do Canadá (CIRB) ordenou que os trabalhadores dos correios voltassem ao trabalho após audiências realizadas no fim de semana de 14 e 15 de dezembro para determinar se as duas partes estavam demasiado afastadas para chegar a um acordo até ao final do ano.
As audiências foram realizadas na sequência de uma diretiva do Ministro do Trabalho Steven MacKinnon, que disse a 13 de dezembro que estava a dar um “tempo” às duas partes, uma vez que as negociações pareciam ter estagnado.
O sindicato canadiano dos trabalhadores dos correios (CUPW) contestou a medida, devendo o conselho do trabalho ouvir as suas contestações em meados de janeiro, segundo o sindicato.
O governo nomeou uma comissão de inquérito industrial para analisar os pontos fracos e apresentar recomendações até 15 de maio sobre a forma de garantir um novo acordo.