Secreta timorense passa para tutela de ministro da Presidência de Conselho de Ministros
Secreta timorense passa para tutela de ministro da Presidência de Conselho de Ministros
Díli, 23 jan 2025 (Lusa) — O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, delegou a tutela do Serviço Nacional de Inteligência ao ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, informou hoje o Governo.
“Delego no ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, as minhas competências sobre o Serviço Nacional de Inteligência”, pode ler-se no despacho do primeiro-ministro timorense, divulgado na página oficial do Governo.
O despacho justifica a decisão com a “importância de assegurar uma tutela efetiva no acompanhamento do Serviço Nacional de Inteligência na sua importante missão de produção de informações que contribuam para a salvaguarda da independência e dos interesses nacionais, da segurança interna e externa, e da prevenção do terrorismo, da espionagem e da criminalidade organizada”.
Outra justificação referida no despacho é a “presidência do Fórum de Inteligência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, plataforma que promove a cooperação, a partilha de conhecimento e a troca de experiência em temas estratégicos como economia, educação, inovação, segurança, sustentabilidade e governança entre os países membros da CPLP”.
O antigo Procurador-Geral da República e comandante-geral da Polícia Nacional de Timor-Leste Longuinhos Monteiro é desde setembro de 2023 o diretor-geral do Serviço Nacional de Inteligência de Timor-Leste.
MSE // APL
Lusa/Fim
Comments (0)