Bruxelas com luz verde da UE para pedir redução de proteção do lobo
Bruxelas com luz verde da UE para pedir redução de proteção do lobo
Bruxelas, 26 set 2024 (Lusa) — A Comissão Europeia confirmou hoje que vai pedir a redução do estatuto de proteção do lobo junta da Convenção de Berna, após a aprovação final, hoje, pelos 27 Estados-membros, da proposta.
O porta-voz do executivo comunitário para o Ambiente, Adalbert Jahnz, referiu que “a proposta avançada em dezembro de 2023 foi baseada em análises aprofundadas” e também coerente com a posição adotada pelo Parlamento Europeu.
“A proposta à Convenção de Berna [sobre a Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais da Europa] para ajustar o estatuto do lobo vai ser apresentada”, garantiu, sublinhando que a espécie não ficará completamente desprotegida, mas que apenas haverá um recuo de ‘estritamente protegia’ para ‘protegida’.
Esta classificação facilita a eliminação de indivíduos quando a população cresce demasiado, decisão defendida pelo setor agrícola e contestada pelos ambientalistas.
A redução do estatuto mereceu um voto conta da Espanha e da Irlanda, as abstenções da Eslovénia, Chipre, Malta e Bélgica e os votos a favor dos restantes, incluindo Portugal, onde o lobo ibérico é classificado como espécie estritamente protegida, ao abrigo da Lei n.º 90/88 de 13 de agosto e do Decreto-Lei 54/2016 de 02 de agosto.
IG // CMP
Lusa/Fim