Meteorologia: 1.º nevão da estação em Ontário deixa Gravenhurst em estado de emergência
Meteorologia: 1.º nevão da estação em Ontário deixa Gravenhurst em estado de emergência
Fortes rajadas de neve atingiram Ontário a 30 de novembro, deixando partes da zona centro e norte da província cobertas por mais de um metro de neve. Vários veículos ficaram presos, foram registadas falhas de eletricidade e uma cidade da província declarou estado de emergência.
Gravenhurst, uma cidade na região de Muskoka, em Ontário, foi atingida por cerca de 140 centímetros de neve, o que levou à declaração de estado de emergência devido ao encerramento prolongado de autoestradas e à limitação dos serviços de emergência.
A Polícia Provincial de Ontário (OPP) informou que várias estradas permaneceram fechadas e intransitáveis, incluindo a autoestrada 11, encerrada em ambas as direções entre a autoestrada 60, em Huntsville, e a West Street, em Orillia.
A OPP comunicou que as equipas de emergência retiraram pessoas dos seus carros no sábado, dia 30, transportando-as para a Câmara Municipal de Gravenhurst, equipada com geradores, enquanto apagões generalizados afetavam a área.
Polícia, paramédicos e bombeiros utilizaram motos de neve e outros veículos ‘off-road’ para localizar condutores presos, alertando para que permanecessem nos veículos para facilitar o resgate. A polícia sublinhou que, em situações semelhantes, as pessoas não devem abandonar os veículos, pois podem perder-se ou enfrentar perigos relacionados com os equipamentos de remoção de neve.
O premier Doug Ford informou que o seu Governo iniciou automaticamente uma colaboração com as autoridades locais de Gravenhurst e de toda a região de Muskoka para garantir o acesso dos residentes aos recursos necessários para enfrentar a tempestade de neve de 30 de novembro.
A Hydro One, empresa de serviços públicos da província, informou que mais de 60 mil clientes ficaram sem energia elétrica na manhã de domingo, 1 de dezembro.
A Environment Canada alertou para a possibilidade de mais 30 centímetros de neve em áreas próximas de London, Bruce Peninsula e Collingwood.