Imigração: Ser refugiado no Canadá é difícil, alerta nova campanha global
Imigração: Ser refugiado no Canadá é difícil, alerta nova campanha global
Depois de se apresentar como um dos países mais acolhedores do mundo para refugiados e imigrantes, o Canadá lançou uma campanha publicitária global online a alertar os requerentes de asilo para o facto de ser difícil apresentar um pedido.
Os anúncios, no valor de 250 mil dólares canadianos, serão divulgados até março em 11 línguas, integrando uma mudança mais ampla do Governo do primeiro-ministro Justin Trudeau na abordagem à imigração e um esforço para reprimir os pedidos de asilo.
Durante a campanha, cujo objetivo é combater a desinformação e a exploração ilegal de refugiados, pesquisas como ‘como pedir asilo no Canadá’ e ‘refugiados no Canadá’ irão gerar conteúdos patrocinados intitulados ‘O sistema de asilo do Canadá – factos sobre o asilo’, informou o executivo.
Os imigrantes têm sido responsabilizados pelos elevados preços da habitação, embora alguns especialistas argumentem que esta é uma explicação simplista, e as sondagens mostram que um número crescente de canadianos considera que o país admite demasiados recém-chegados.
Os líderes canadianos estão a reduzir a imigração, a tentar fazer com que os residentes temporários saiam e a impedir que pessoas que fogem do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, peçam asilo.
No entanto, esta pode ser uma batalha difícil, uma vez que o sistema de refugiados do Canadá enfrenta um atraso de 260 mil casos no meio da crescente deslocação global, e o Governo tem pouco controlo sobre quem pede asilo.