Segurança Pública: Assaltos, ataques e tiroteios preocupam Canadá
Segurança Pública: Assaltos, ataques e tiroteios preocupam Canadá
A Polícia Regional de York (YRP) afirmou que vários suspeitos foram detidos e que outros continuam a monte depois de um assalto a uma joalharia em Markham, na tarde de 4 de dezembro. O momento do assalto e da captura de alguns suspeitos foi captado em vídeo por vários clientes atónitos e viralizou nas redes sociais.
Os vídeos publicados nas redes sociais mostram vários suspeitos a partir montras da Lukfook Jewellery, no Markville Shopping Centre, e a roubar artigos em exposição.
Segundo a polícia, o assalto ocorreu pouco depois do meio-dia numa loja na zona de McCowan Road e Highway 7. A polícia acrescentou que os suspeitos foram vistos a partir caixas de vidro com martelos para roubar artigos.
De acordo com os investigadores, foi efetuada uma perseguição a pé e vários suspeitos foram detidos, tendo, no entanto, um número desconhecido de suspeitos conseguido fugir. A polícia referiu que não houve feridos a registar durante o assalto.
O incidente não foi isolado, sendo o mais recente de uma série de roubos semelhantes em joalharias da GTA, registados até 4 de dezembro, apesar de a polícia não ter confirmado qualquer ligação entre eles até ao fecho desta peça.
A 30 de novembro, um crime semelhante ocorreu numa joalharia em Sherway Gardens, em Etobicoke, e a 2 de dezembro, na loja Peoples Jewellers, em Hillcrest Mall, Richmond Hill.
Outros incidentes de violência estão também a preocupar a região da GTA e todo o Canadá.
Em Brampton, a equipa de investigação de homicídios abriu uma investigação a um tiroteio no exterior de uma casa, que provocou uma vítima mortal. O tiroteio ocorreu por volta das 11:30 pm de 4 de dezembro, num bairro residencial perto de Goreway Drive e Mayfield Road.
Até ao fecho desta peça, não foram divulgadas informações sobre as vítimas, tendo apenas sido referido pela polícia que os atiradores estão a ser procurados. A polícia acredita tratar-se de um ataque direcionado.
Em Vancouver, duas pessoas ficaram feridas e agentes da polícia dispararam sobre um suspeito num ataque à facada numa loja de conveniência, no centro da cidade. A polícia interveio rapidamente e, não tendo o taser imobilizado o suspeito, disparou sobre ele. O suspeito morreu no hospital.
O Gabinete de Investigações Independentes da polícia de British Columbia (B.C.) abriu uma investigação ao incidente e à ação policial, sem avançar com pormenores.
E em Mount Pearl, Newfoundland, foram detidos sete jovens entre os 13 e os 16 anos em conexão com uma investigação de ataques aleatórios contra homens. Mas a comunidade permanece em sobressalto e apelou ao reforço policial. O último incidente registado ocorreu a 22 de novembro.