Segurança pública: Polícia divulga lista dos 25 fugitivos mais procurados do Canadá
Segurança pública: Polícia divulga lista dos 25 fugitivos mais procurados do Canadá
O Serviço de Polícia de Toronto (TPS) divulgou, a 4 de dezembro, uma lista atualizada dos 25 fugitivos mais procurados do Canadá. Oito dos 25 fugitivos são de Toronto, e a polícia oferece recompensas financeiras a qualquer pessoa com informações sobre o paradeiro deles, entre 50 mil e 250 mil dólares.
O número um na lista é Dave Turmel, um homem de 28 anos do Quebec, procurado por mandados em todo o Canadá por vários delitos, tráfico de substâncias, conspiração e agressão com arma. Decorrem ainda outras investigações sobre várias atividades criminosas em que também poderá estar envolvido.
Juntando-se a Turmel, no top seis de fugitivos mais procurados estão: All Boivin (Quebec), Rabih Alkhalil (B.C.), Adrian Walker (Toronto), Phillip Grant (Toronto) e Dylan Dennis (Montreal).
A polícia informou que Boivin é procurado pela Sûreté du Quebec desde fevereiro de 2023, com mandados em todo o Canadá relacionados a vários delitos associados a drogas.
Alkhalil é considerado um “criminoso muito perigoso” que escapou do North Fraser Pretrial Centre em julho de 2022, onde estava a ser julgado por homicídio em primeiro grau, tendo sido considerado culpado por um júri um mês após a sua fuga. As autoridades não sabem se ele ainda está no Canadá, pois é “conhecido por usar documentos de identidade e passaportes falsos”.
Walker e Grant, ambos de Ontário, são procurados em investigações de homicídios separados em Toronto, e Dennis é procurado em conexão com um homicídio em Montreal, ocorrido em maio.
Katherine Bergeron-Pinzarrone, de Mississauga, Ontário, é a sétima fugitiva mais procurada do país, por ligação com o esfaqueamento fatal de um jovem de 16 anos de Quebec, ocorrido em Ontário.
O ‘Programa Bolo’ é uma iniciativa que utiliza redes sociais, tecnologia e campanhas inovadoras para incentivar os cidadãos a estarem atentos aos mais procurados do Canadá.
Desde 2018, o ‘Programa Bolo’, uma organização sem fins lucrativos, cria a lista dos mais procurados a partir de listas enviadas por departamentos de polícia de todo o Canadá. A lista completa dos fugitivos mais procurados está disponível em www.boloprogram.org.