Natal LiUNA 183: Sindicato celebra o natal em nova sede em Vaughan
Natal LiUNA 183: Sindicato celebra o natal em nova sede em Vaughan
Após um ano de muitos sucessos, sindicato entra em 2025 com confiança
A nova sede da LiUNA Local 183, em Vaughan, foi palco de uma grande festa de Natal no passado sábado, 7 de dezembro. O evento, realizado no novo salão, com capacidade para 3 mil pessoas, reuniu membros e diretores da Local 183, políticos e várias autoridades, celebrando os êxitos de 2024 e antevendo os desafios de 2025.
Em entrevista ao Correio da Manhã Canadá (CMC), o ministro do Trabalho, Imigração, Formação e Desenvolvimento de Competências de Ontário, David Piccini, destacou a parceria entre o Governo de Ontário e a LiUNA, sublinhando as oportunidades de crescimento para o próximo ano.
“Temos 190 mil milhões de razões para estarmos entusiasmados com 2025, porque esse é o nosso compromisso com a construção, e sabemos que isso não será alcançado sem os homens e mulheres da LiUNA, delegados sindicais que asseguram a segurança nos locais de trabalho e fazem cumprir os acordos coletivos”, afirmou o ministro.
Piccini também enalteceu a Ontario Line, descrevendo-a como “o maior investimento em transportes públicos”, e defendeu a necessidade de reduzir burocracias, eliminar licenças e taxas de desenvolvimento, e baixar custos para retomar os projetos de construção. “Vamos continuar a assumir esses compromissos, a construir e a criar oportunidades de formação”, acrescentou.
Pierre Poilievre, líder da oposição federal, esteve presente na festa de Natal, acompanhado pela mulher, Anaida Poilievre. No seu discurso, Poilievre criticou a inflação e as dificuldades económicas enfrentadas pelos canadianos.
O evento também serviu para celebrar os êxitos do sindicato em 2024. A Local 183 já conta com mais de 70 mil membros, sendo o maior sindicato regional da LiUNA. Este ano, comemorou a inauguração da sua nova sede, em Vaughan, com a presença de diversas autoridades locais, provinciais e federais, como o premier de Ontário, Doug Ford, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Com a inauguração da nova sede, ampliou a sua capacidade de membros para além dos 100 mil.
Na sua dimensão beneficente, a LiUNA 183 também bateu recordes em 2024. O torneio de golfe deste ano contou com 1.728 jogadores e arrecadou mais de um milhão e quinhentos mil dólares para instituições de caridade. Outro destaque deste ano foi o Dia da Família, um dos maiores eventos de lazer sindical do mundo. O ‘Family Day’ contou com a presença da presidente da Câmara de Toronto, Olivia Chow, Doug Ford e Pierre Poilievre.
Na festa de Natal, Jack Oliveira, ‘Business Manager’ da Local 183, refletiu sobre os desafios e sucessos do sindicato: “2024 foi, de facto, um grande ano. Quanto aos projetos futuros, há muitos, e tenho a certeza de que todos ficarão a conhecê-los à medida que surgirem”, disse.
Em entrevista aos jornalistas, Jack Oliveira destacou o espírito de união do sindicato. “Somos uma grande equipa na Local 183. Não deixamos ninguém de fora. E penso que, quando todos trabalham em conjunto pelo mesmo objetivo, os resultados tornam-se evidentes”, defendeu. O líder sindical luso-canadiano deixou ainda uma mensagem de encorajamento à comunidade: “Continuem a trabalhar juntos, a lutar juntos, e vamos continuar a vencer juntos.”
Já Joseph Mancinelli, vice-presidente internacional da LiUNA, reconheceu 2024 como um ano marcante e antecipou que 2025 será desafiante. “2025 vai ser um ano muito intenso para a LiUNA, porque todos os nossos contratos estão a terminar e, por isso, as negociações já começaram e vão prolongar-se até ao verão do próximo ano. Esperamos conseguir bons acordos para os nossos membros, mas será um ano exigente, devido ao elevado número de acordos e à diversidade de setores envolvidos”, explicou.
Mancinelli também antevê que a recuperação do setor residencial, impulsionada pela descida das taxas de juro, pode criar uma escassez de carpinteiros especializados, pois muitos foram transferidos para o setor de infraestruturas. “Será um ano desafiante, com mudanças na economia, mas estamos sempre prontos para enfrentar desafios”, garantiu.
A festa de Natal encerrou com muita música e celebração, reforçando o espírito de união entre os membros da LiUNA Local 183.