Inclusão: Festa da Luso destaca talento de pessoas com deficiência
Inclusão: Festa da Luso destaca talento de pessoas com deficiência
‘Golden Oldies – Celebration of Abilities’ presta tributo aos utentes da instituição
A Luso Canadian Charitable Society celebrou no passado sábado, dia 7 de dezembro, o evento ‘Golden Oldies – Celebration of Abilities’, no salão da LiUNA Local 183, em Toronto. A festa, um marco no calendário da instituição, destacou as capacidades únicas dos utentes da Luso, numa noite especial para participantes, famílias e colaboradores.
Cennet Ileyet, utente da Luso, manifestou a sua gratidão: “Tenho vivido os momentos mais incríveis da minha vida na Luso e não há palavras que possam expressar o quão feliz me sinto esta noite. Agradeço do fundo do coração à equipa da Luso.”
Walter Mateus, que frequenta a Luso há 10 anos, destacou a importância das amizades que construiu no espaço. “Na Luso, tenho uma família e bons amigos. Faço atividades sobretudo nos computadores e também artesanais. É um lugar muito especial para mim”, contou.
A festa foi também uma oportunidade para celebrar o progresso alcançado pela organização ao longo de 2024. Heather Grand, CEO da Luso, sublinhou que foi um ano de crescimento e avanços importantes. “2024 foi um ano maravilhoso. Estamos realmente empenhados em construir habitação acessível para as nossas famílias. Este ano, adquirimos a nossa propriedade em Hamilton, começámos a construção e a demolição no local, por isso, estamos no bom caminho”, contou ao Correio da Manhã Canadá (CMC).
“Foi um ano de crescimento e progresso, e continuamos a oferecer programas maravilhosos todos os dias, assim como serviços de alívio a curto prazo para todas as famílias que dele necessitam.”
Ana Cristina Marques, responsável pelos projetos residenciais da Luso, destacou o significado especial da celebração: “Esta é a minha festa favorita do ano, organizada pela Luso. É a festa que mostra que toda a gente tem lugar na sociedade. Isso não quer dizer que não esteja grata à comunidade por todo o apoio que nos dão noutras ocasiões, mas esta é, de facto, muito especial.”
Um dos pontos altos da noite foi o espetáculo apresentado pelos utentes da Luso. Sónia de Oliveira, assistente de programas da instituição, revelou que a apresentação foi fruto de meses de preparação.
“Temos cerca de 70 participantes, embora nem todos estejam aqui hoje. Eles adoram música, e a nossa equipa também. Foram muitos meses de ensaios, e esta semana ensaiaram todos os dias, de manhã e à tarde. Eles estão muito entusiasmados e nós estamos muito felizes”, contou Sónia ao CMC.
Nancy Aideira, gerente do centro da Luso em Toronto, não poupou elogios: “Estou a adorar esta celebração de habilidades. Ver os participantes tem sido uma grande alegria. As atuações têm sido uma surpresa, algo tão fenomenal que quase não tenho palavras para expressar o que sinto.”
Marilene Santos, diretora adjunta da instituição, concluiu que o evento simboliza o melhor da Luso. “Esta festa é sempre uma novidade e é o nosso evento preferido. É aqui que conseguimos ver as habilidades de todos os nossos participantes, e a felicidade deles é incrível. Sem dúvida, é o melhor evento que temos”, contou ao nosso jornal.
A Luso Canadian Charitable Society é uma organização comunitária que apoia famílias e adultos com deficiências físicas e/ou de desenvolvimento, ajudando-os a alcançar o seu pleno potencial. Fundada em 2002 por um grupo de empresários da comunidade portuguesa de Toronto, a Luso cresceu e expandiu os seus programas e serviços para apoiar pessoas de todas as origens.