Política: Parlamento aprova 21,6 mil milhões em despesas suplementares
Política: Parlamento aprova 21,6 mil milhões em despesas suplementares
O Parlamento aprovou 21,6 mil milhões de dólares em despesas públicas numa votação realizada a 10 de dezembro na Câmara dos Comuns, em Ottawa.
A votação ocorreu no último dia em que o dinheiro podia ser aprovado, com os deputados a apressarem-se a autorizar o financiamento suplementar para o orçamento de 2024, incluindo verbas para vários programas, tais como serviços para crianças das Primeiras Nações, cuidados dentários e compensações ao Quebec pelos serviços prestados aos requerentes de asilo.
O Partido Conservador opôs-se à totalidade das despesas adicionais, enquanto o Bloc Québécois apenas se opôs a um ponto específico: 1,1 milhões de dólares destinados ao representante especial do Canadá para a luta contra a islamofobia.
O líder do NDP, Jagmeet Singh, já tinha dito na primeira semana de dezembro que o seu partido iria votar favoravelmente as estimativas suplementares, tendo em conta os 317 milhões de dólares adicionais para o novo programa de cuidados dentários do Governo.
Havia incerteza quanto à realização da votação antes do prazo de 10 de dezembro, uma vez que o Parlamento está paralisado há meses, enquanto os conservadores pressionam os liberais a entregarem documentos relativos a centenas de milhões de dólares alegadamente gastos de forma indevida num fundo de tecnologia verde. O NDP e o Bloc Québécois também recusam libertar os liberais do impasse, uma vez que exigem que o Governo divulgue documentos não editados.