Mais de 2.000 pessoas tocam Ronca de Elvas para entrar no Guinness World Records
Mais de 2.000 pessoas tocam Ronca de Elvas para entrar no Guinness World Records
Elvas, Portalegre, 17 dez 2024 (Lusa) – Mais de 2.000 pessoas estiveram hoje no Coliseu de Elvas, no distrito de Portalegre, a tocar a ronca, um instrumento tradicional, com o objetivo de inscrever este feito no Guinness World Records, segundo a organização.
Em declarações à agência Lusa, Carlos Beirão, presidente da ARKUS – Associação Juvenil, entidade promotora, explicou que os mais de 2.000 participantes, sobretudo crianças dos agrupamentos de escolas do concelho, estiveram a tocar a Ronca de Elvas a acompanhar músicas de Natal.
A iniciativa decorreu hoje no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no âmbito do projeto “Viver a Tradição!”, promovido pela ARKUS, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas.
Segundo a organização, os objetivos que estavam propostos com o desenvolvimento desta ação foram alcançados e até ultrapassados.
A organização, disse Carlos Beirão, previa reunir 1.800 alunos e chegou a fazer 2.000 senhas, mas esse número “foi ultrapassado, porque vieram também os pais, familiares e muitos professores”.
A ARKUS já tinha desenvolvido uma ação idêntica em 2023 para “preparar” a candidatura ao livro de recordes do Guinness e, este ano, pretendia alcançar esse objetivo.
“Neste momento, estamos a elaborar a parte de relatórios, contamos também com a participação de dois júris que são professores de música”, disse.
Estes professores estiveram “verificaram se estivemos a tocar durante cinco minutos a Ronca de Elvas, acompanhando as músicas natalícias, que era o objetivo”, referiu.
De acordo com Carlos Beirão, após a iniciativa, vão agora ser enviados “todos os dados, todas as imagens e todos os relatórios”, para o Guinness World Records, em Inglaterra.
A ronca, instrumento típico do Natal, é feita de barro e, no respetivo bocal, adapta-se uma membrana atravessada por uma cana.
Para tocar o instrumento basta ter a cana encerada (com água) através da qual se corre a mão com força para produzir um som rouco.
Esta iniciativa, segundo o responsável, já começou a ser desenvolvida em 2022, com crianças do 1º. ciclo de Elvas, e este ano o desafio foi alargado também às crianças do pré-escolar.
Em comunicado, a câmara lembrou que, em Elvas, havia “a tradição ancestral de ‘se cantar ao Menino’ na época natalícia, acompanhada pela ronca”.
Por isso, surgiu o projeto “Viver a Tradição!”, criado para procurar “manter viva uma tradição que quase caiu em esquecimento, principalmente junto dos mais novos”, indicou o município.
HYT // RRL
Lusa/Fim