Condecoração: 88 novas nomeações para a Ordem do Canadá
Condecoração: 88 novas nomeações para a Ordem do Canadá
A lista de 2024 dos nomeados para a Ordem do Canadá foi revelada oficialmente a 18 de dezembro, destacando um grupo seleto de canadianos que fizeram contribuições duradouras para as suas comunidades.
A Ordem foi criada em 1967 e já contou com mais de 8 mil canadianos nomeados. Segundo a governadora-geral Mary Simon, os membros da Ordem do Canadá são construtores de esperança para um futuro melhor, sendo uma inspiração para outras pessoas.
Em 2024, há 88 novas nomeações, incluindo professores universitários de topo e uma das maiores estrelas de Hollywood.
Entre as 88 novas nomeações está Diane Pitre, defensora dos membros LGBTQ+ das Forças Armadas canadianas, que foi expulsa do serviço militar em 1980, num evento conhecido como ‘The Purge’. Douglas Elliott, advogado principal numa ação judicial coletiva relacionada com ‘The Purge’, foi também nomeado para a Ordem do Canadá este ano.
Nomes como o da estrela do filme “Deadpool” Ryan Reynolds, da sobrevivente do Holocausto e educadora Mariette Doduck, do geneticista David Chitayat, do curler Kevin Martin e de Heather Rankin, membro da premiada banda The Rankin Family, também fazem parte das nomeações.
A lista deste ano de canadianos que se considera terem dado contributos extraordinários para a nação inclui ainda cientistas como Carlton Gyles, especialista em E. coli reconhecido internacionalmente, Nada Jabado, investigadora de neuro-oncologia pediátrica, e Aura Kagan, patologista da fala.
Entre os músicos e artistas da lista contam-se Don Alder, um dos maiores guitarristas acústicos do mundo, a escultora de renome internacional Ruth Abernethy e o artista multimédia Stan Douglas.
A lista completa das nomeações pode ser consultada na página oficial do The Governor General of Canada.