Correios: Canada Post retoma operações a 17 de dezembro
Correios: Canada Post retoma operações a 17 de dezembro
O Canada Post informou a retoma das operações às 8 am de terça-feira, 17 de dezembro, depois de o Conselho de Relações Industriais do Canadá ter ordenado o regresso ao trabalho.
O ministro do Trabalho, Steven MacKinnon, ordenou na sexta-feira, 13 de dezembro, ao Conselho de Relações Industriais do Canadá que exigisse o regresso ao trabalho dos 55 mil trabalhadores em piquete, caso não fosse possível chegar a um acordo antes do final do ano.
A 13 de dezembro, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Canadá (CUPW) afirmou que a intervenção de MacKinnon fazia parte de um padrão preocupante em que o Governo deixa os empregadores à vontade para negociar de boa-fé com os trabalhadores e os seus sindicatos.
A medida surgiu após vários apelos de grupos empresariais à intervenção do Governo, numa altura em que empresas e particulares procuravam modos alternativos de entrega, com a época de compras natalícias em pleno andamento.
MacKinnon considerou que esta medida constitui uma solução criativa, uma vez que não remete a questão diretamente para a arbitragem vinculativa – como o Governo fez em impasses anteriores.
Ottawa utilizou a secção 107 do Código do Trabalho para emitir a sua diretiva na sexta-feira, dia 13, depois de ter recorrido aos mesmos poderes no início deste ano em disputas nos caminhos-de-ferro e nos portos do país, ordenando à administração que exigisse o regresso dos trabalhadores ao trabalho e impusesse uma arbitragem vinculativa.