Estudo: Setor de viagens regista aumento de burlas através da IA
Estudo: Setor de viagens regista aumento de burlas através da IA
Um inquérito sobre burlas em viagens, do Flight Centre Canada, revelou que 32% dos canadianos foram vítimas de burlas em viagens. Quase metade desse número, 47% , eram viajantes da Geração Z e 17 % admitiram que foram enganados por uma listagem falsa.
De acordo com o inquérito, os burlões utilizam a Inteligência Artificial (IA) para criar anúncios de alojamento fraudulentos, chegando mesmo a fabricar críticas e a fazer-se passar por agentes de viagens em linha.
O representante do Flight Centre disse que os viajantes podem acreditar que estão a falar com um agente respeitável quando, na verdade, se trata de um chatbot gerido por uma empresa fraudulenta.
O Travel Industry Council of Ontario (TICO) afirmou que o setor das viagens é vulnerável aos aspectos negativos da inteligência artificial. O conselho acrescentou que qualquer pessoa que faça uma reserva com uma empresa registada na TICO pode receber uma indemnização caso surjam problemas na sua viagem.
O conselho aconselhou ainda os viajantes a fazerem a sua pesquisa, a evitarem empresas obscuras nas redes sociais e a ficarem com agências de viagens bem estabelecidas.
Os especialistas do setor de viagens também alertaram os viajantes para terem cuidado ao reservarem as suas próximas viagens online, devido ao recurso à inteligência artificial pelos burlões para defraudar os consumidores.
No início de 2024, a Booking.com tinha deixado um alerta de possível aumento de 900% nos golpes de viagens relacionados à IA.