Queda de hidroavião numa ilha turística causa três mortos na Austrália
Queda de hidroavião numa ilha turística causa três mortos na Austrália
Melbourne, 08 jan 2025 (Lusa) — Um hidroavião caiu durante a descolagem de uma ilha turística na Austrália, matando três pessoas, incluindo turistas europeus, e ferindo outras três, disse hoje a polícia.
Apenas uma das sete pessoas a bordo de um Cessna 208 Caravan, propriedade da empresa Swan River Seaplanes, foi resgatada sem ferimentos após o acidente, na tarde de terça-feira, na ilha Rottnest, acrescentou a polícia.
O avião tinha levantado voo para regressar à base em Perth, capital do estado da Austrália Ocidental, a 30 quilómetros a leste da ilha Rottnest, que também é conhecida pelo nome indígena de Wadjemup.
As vítimas eram uma mulher suíça de 65 anos, um homem de 60 anos da Dinamarca e o piloto de 34 anos de Perth, disse o primeiro-ministro da Austrália Ocidental, Roger Cook.
O comissário da polícia da Austrália Ocidental, Col Blanch, disse que nenhum dos sobreviventes sofreu ferimentos graves e que os três feridos foram levados para um hospital de Perth.
Cook disse que a causa do acidente ainda não é conhecida.
Os relatos de que o avião tinha embatido numa rocha à entrada de uma baía no lado oeste da ilha não puderam ser confirmados pelas imagens de vídeo recolhidas até agora, acrescentou o primeiro-ministro regional.
A ilha de Rottnest é conhecida pelas praias e pela presença de marsupiais do tamanho de gatos, os quokkas, que são raros no continente australiano.
O alojamento turístico da ilha está normalmente lotado durante os atuais meses de verão no hemisfério sul.
“É profundamente perturbador que algo tão trágico aconteça perante tantas pessoas, num lugar que proporciona tanta alegria, especialmente nesta altura do ano”, acrescentou Cook.
Blanch disse que os mergulhadores da polícia recuperaram os corpos na noite de terça-feira, a uma profundidade de oito metros. Destroços do avião ainda estavam a ser recuperados.
O Departamento de Segurança dos Transportes da Austrália, encarregue de investigar o acidente, disse que tinham enviado especialistas para o local.
“Durante a descolagem o hidroavião colidiu com a água, antes de ficar parcialmente submerso”, disse o comissário-chefe do departamento, Angus Mitchell, em comunicado.
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, descreveu o acidente como “notícias terríveis”.
VQ // CAD
Lusa/Fim
Comments (0)