Candidato presidencial da oposição sem condições para voltar a Caracas
Candidato presidencial da oposição sem condições para voltar a Caracas
Caracas, 10 jan 2025 (Lusa) — A líder opositora venezuelana Maria Corina Machado anunciou hoje que o ex-candidato presidencial Edmundo González Urrutia, que a oposição diz ter vencido as últimas eleições presidenciais, voltará ao país apenas “quando as condições forem propícias”.
“Edmundo virá à Venezuela para prestar juramento como Presidente constitucional da Venezuela no momento certo, quando as condições forem adequadas”, afirma Machado num vídeo divulgado na sua conta da X, antigo Twitter.
González havia anunciado que estaria hoje em Caracas para tomar posse como Presidente.
Nicolás Maduro, atual Presidente, tomou hoje posse para um terceiro mandato de seis anos, apesar de a oposição reivindicar vitória nas eleições presidenciais de julho e após protestos no país sul-americano e no estrangeiro contra a repressão exercida pelo seu governo.
No vídeo divulgado nas redes sociais, Machado sublinha que “na sua paranóia delirante, o regime [de Nicolás Maduro] não apenas fechou o espaço aéreo da Venezuela, como ativou todo o sistema de defesa aérea” durante o dia.
“Avaliámos, portanto, tudo isto e decidimos que não é oportuno que Edmundo entre hoje na Venezuela. Pedi-lhe que não o faça, porque a sua integridade é fundamental para a derrota final do regime e para a transição para a democracia, que está muito próxima”, sublinha.
Maria Corina Machado sublinha ainda que “Maduro não poderá governar pela força uma Venezuela que decidiu ser livre”.
FPG // PDF
Lusa/Fim
Comments (0)