Governo aprova financiamento de 90 ME para compra de 413 autocarros de zero emissões
Governo aprova financiamento de 90 ME para compra de 413 autocarros de zero emissões
Lisboa, 13 jan 2025 (Lusa) — O Governo aprovou o financiamento de 11 candidaturas, no valor de 90 milhões de euros, para a compra de 413 autocarros de zero emissões, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“No seguimento do concurso lançado pelo Ministério do Ambiente e Energia, em concertação com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, para a aquisição de autocarros de zero emissões, foi aprovado o financiamento de 11 candidaturas num total de 90 milhões de euros”, indicou, em comunicado, o executivo.
Este montante, que se insere no PRR, vai permitir a compra de 413 autocarros.
O financiamento em causa, destinado a todo o território continental, foi dividido em duas categorias — Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto (45 milhões de euros) e restante território (45 milhões de euros).
Na primeira categoria, foram financiadas na totalidade as candidaturas colocadas nos primeiros quatro lugares, nomeadamente, Alsa Todi Metropolitana de Lisboa — 60 autocarros (12 milhões de euros), Nex Continental Holding Sucursal em Portugal — 53 autocarros (12 milhões de euros), Barraqueiro Transportes — 55 autocarros (11,9 milhões de euros) e Scotturb — 31 autocarros (7,6 milhões de euros).
Já a quinta candidatura recebeu um financiamento correspondente à dotação remanescente, ou seja, 16,04% – Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro — 40 autocarros (cerca de 1,4 milhões de euros).
Por sua vez, na segunda categoria, foram financiadas, na totalidade, as candidaturas Guimabus — 50 autocarros (12 milhões de euros), Transportes Urbanos de Braga — 38 autocarros (11,8 milhões de euros), Município de Viana do Castelo — 17 autocarros (5,6 milhões de euros), Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra — 30 autocarros (8,3 milhões de euros) e Transdev Norte — 22 autocarros (7,2 milhões de euros).
A candidatura da Rodoviária do Lis — 17 autocarros foi financiada em 1,55%, ou seja, com o resto da dotação (84.238,44 euros).
O financiamento aprovado abrange também a instalação de 184 postos de carregamento de energia elétrica.
“Com a aprovação deste financiamento, o Governo está a efetivar o compromisso com a descarbonização para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida da população por todo o território”, defendeu, citada na mesma nota, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, afirmou, por seu turno, que a mobilidade exige a “tomada de políticas públicas assertivas, de modo a trazer mais pessoas para o transporte público”, acrescentando que a oferta tem de ser cada vez mais amiga do ambiente.
PE // CSJ
Lusa/Fim
Comments (0)