Mais de 950 infrações por uso de telemóvel ao volante detetadas em campanha nacional
Mais de 950 infrações por uso de telemóvel ao volante detetadas em campanha nacional
Lisboa, 21 jan 2025 (Lusa) — As autoridades registaram mais de 950 infrações por uso de telemóvel durante a condução na campanha de segurança rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, que terminou na segunda-feira, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) explica que esta campanha, coordenada com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 14 e 20 de janeiro e pretendeu alertar os condutores para as consequências do uso indevido do telemóvel durante a condução.
As autoridades fiscalizaram presencialmente mais de 70 mil veículos.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a campanha contou com a participação dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira e incluiu ações de sensibilização da ANSR, em simultâneo com as operações de fiscalização da GNR e PSP, na Batalha, Braga (duas), Leiria e Seixal.
No total, as forças de segurança registaram 2.560 acidentes, com nove vítimas mortais, 34 feridos graves e 715 ligeiros.
Relativamente ao período homólogo, verificaram-se menos 198 acidentes, mais três vítimas mortais, menos nove feridos graves e menos 23 feridos leves.
No total, entre presencialmente e por radar, foram fiscalizados na campanha um total de 4,9 milhões de veículos e detetadas 28 mil infrações.
Na campanha foram sensibilizados 446 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas mensagens relativas às consequências do uso do telemóvel durante a condução, designadamente o facto de os condutores que utilizam telemóvel ao volante serem mais lentos a reconhecer e a reagir a perigos.
As autoridades alertaram ainda os condutores para o facto de o uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causar dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito pelas regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.
Esta foi a primeira das 11 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano serão realizadas mais dez campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.
SO // FPA
Lusa/Fim
Comments (0)